PT
BR
Pesquisar
Definições



código-fonte

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
código-fontecódigo-fonte
( có·di·go·-fon·te

có·di·go·-fon·te

)


nome masculino

[Informática] [Informática] Conjunto de instruções escritas em linguagem de programação que devem ser compiladas ou interpretadas em linguagem de máquina para virem a ser executadas pelo computador. = LINGUAGEM-FONTE, MÓDULO-FONTE, PROGRAMA-FONTE

vistoPlural: códigos-fonte ou códigos-fontes.
etimologiaOrigem etimológica:código + fonte.
iconPlural: códigos-fonte ou códigos-fontes.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.