PT
BR
Pesquisar
Definições



disponibilidade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
disponibilidadedisponibilidade
( dis·po·ni·bi·li·da·de

dis·po·ni·bi·li·da·de

)


nome feminino

1. Estado de disponível.INDISPONIBILIDADE

2. Situação de quem está disponível ou com tempo livre para trabalhar (ex.: disponibilidade imediata, disponibilidade parcial, disponibilidade total).

3. Tempo ou dinheiro disponível para alguma coisa (ex.: esta semana não tenho disponibilidade para resolver este assunto).

4. [Administração] [Administração] Estado dos funcionários afastados do exercício das suas funções.

5. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Faculdade de dispor do que é seu, dos seus bens.

etimologiaOrigem etimológica:forma alatinada de disponível + -dade.

Auxiliares de tradução

Traduzir "disponibilidade" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).